YOGA E DESPORTO

 

Pela prática do Yoga Sámkhya o desportista obtém uma extraordinária flexibilidade articular, elasticidade muscular, aumento da capacidade pulmonar, da resistência e equilíbrio que lhe permite diminuir a frequência de cãibras e a propensão a lesões. Isso deve-se à alta permanência sobre os limites, o que, coadjuvado pelas técnicas relaxamento (físico, emocional e mental) permite recuperações físicas profundas, rápidas e completas.

 

Após a intensa sessão de treino ou competição, o Yoga Sámkhya auxilia no desaceleramento da actividade orgânica, permitindo um extraordinário retorno à calma – muito importante no equilíbrio de todo o sistema imunitário, dando ao atleta a clara recuperação energética tão necessária, como se estivesse ainda a iniciar a competição.

 

Através da prática da Meditação obtêm-se altos níveis de concentração contínua que aumentam o desempenho mesmo em alturas de grande exigência e em climas emocionais adversos, permitindo o alcance das metas a atingir.

 

O Yoga Sámkhya é o Yoga Avançado, mas é graduado para todos os níveis do desenvolvimento, e é adaptado a TODAS AS IDADES.

 

 

YOGA ENTRE OS SURFISTAS

 

Entre os muitos benefícios, e falando em apenas 4 das 12 disciplinas técnicas do Yoga-Sámkhya, através da prática do ÀSANA (posições psicobiofísicas), o surfista obtém uma extraordinária flexibilidade articular, elasticidade muscular, resistência e equilíbrio que lhe vai diminuir a frequência das caimbras através da redução do ácido lácteo. Isso deve-se à alta permanência sobre os limites, o que, coadjuvado pelas técnicas do YOGANIDRÁ (relaxamento físico, emocional e mental) permite recuperações físicas profundas, rápidas e completas.

 

O correcto alinhamento da coluna vertebral é fundamental para o surfista pois por ela passa todo o sistema nervoso central, melhorando assim toda a coordenação física exigida desde o equilíbrio sobre a prancha à força na remada.

 

O PRÁNÁYÁMA (exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa) vai aumentar a energia disponível, bem como a resistência ao frio, exacerbando a capacidade pulmonar do surfista que pode ir até aos 7 litros de oxigénio (quando o normal de um desportista são 2 a 4 litros), proporcionando assim uma melhor gestão de ar nos pulmões, tornando maiores e mais confortáveis as retenções da respiração a que todos os surfistas estão sujeitos quando vencidos pela força da onda.

 

Através de DHYÁNA (meditação pelo controlo da frequência das ondas mentais) e um dos seus níveis – a concentração – o surfista obtém o domínio da mente e melhora a rapidez dos seus reflexos, permitindo-lhe encontrar o timing certo na onda, de forma a aproveitar ao máximo todas as oportunidades que lhe surjam. 

A prática regular do Yoga eleva os níveis de auto-confiança, e favorece extraordinariamente o desempenho, não só ensinando a combater e a ultrapassar todos os factores circunstanciais de tensão, especialmente em condições exigentes e adversas, como por exemplo, em competição, ondas grandes, frio intenso, velocidades elevadas, saltos a grandes altitudes sobre zonas limites de risco, mas também aumentando e exacerbando extraordinariamente as capacidades latentes no praticante em todos os planos. Após a intensa sessão de treino, o Yoga auxilia no desaceleramento da actividade orgânica, permitindo um extraordinário retorno à calma – muito importante no equilíbrio de todo o sistema imunitário.

 

 

OS EFEITOS DE ALGUMAS DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DO YOGA  e A ALTA COMPETIÇÃO

 

No Ásana – posições psicobiofísicas – o trabalho de desenvolvimento e potência muscular é intensíssimo, parando largos períodos (onde nos outros métodos de treino se passa apenas por alguns instantes), usando o peso de todo o corpo, conseguindo uma força excepcional, e com alta resistência ao cansaço, diminuendo fortemente a propensão para as lesões, pelo treino da poderosas fibras musculares lentas, sem produção do nefasto ácido láctico (o rei das cãibras e produtor de lentas recuperações).

Conjuntamente com o endurance muscular são treinados a flexibilidade e os máximos alongamentos em simultâneo, não deixando que o primeiro ganhe vantagem sobre os outros dois, nem vice-versa; também na flexibilidade e no alongamento a alta permanência sobre os limites consegue resultados excepcionais. Tudo é feito a frio, sem lesões, escutando sempre o corpo, sem retracções com o arrefecimento, com a maxima responsabilidade balizada entre a ousadia e do bom senso.

 

No Ásana, o domínio da 1ª Força Universal, a gravítica, é constante, quer no movimento entre as exigentes paragens, quer nas posições fixas, onde a constante troca de informações (nos Ásana de equilíbrio) entre o cérebro, o corpo, o cérebro, etc., proporciona um equilíbrio não só físico, mas também depois emocional e psíquico. Os Ásana visam ainda um sabedor trabalho endocrinológico de modo que no praticante esteja sempre a ser estimulada uma elevada produção hormonal, mantendo-o constantemente numa altíssima forma, e num alto e equilibrado pico de juventude, mas mais importante, não só sentindo o potente e brilhante efeito hormonal, mas tendo consciência disso e dominando-o e utilizando-o positivamente. O trabalho sobre o sistema nervosa central e periférico / neurovegetativo, também é intenso no Ásana, criando elevadíssimos níveis de auto confiança e de auto estima. A vontade é temperada como aço nas difíceis imobilidades, e as situações de tensão são minimizadas pois o praticante aprende a relaxar em tensão – um dos segredos do Yoga.

 

O Yoganidrá – Técnicas do relaxamento físico, emocional e mental – proporciona descontracções profundas surpreendentes pelos seus rápidos resultados, pois algumas dezenas de minutos, equivalem a longas horas de sono. Esta Disciplina ensina e induz um correcto sono biológico nocturno profundo, reparador (e de natural e instantânea mudança de estado); combatendo também fortemente o stress resultante da alta competição e das situações de tensão correntes, aumentando o rendimento (e até o fair play), permitindo recuperações musculares e emocionais rapidíssimas e excepcionais. As técnicas do relaxamento profundo (por eliminação do debilitante stress) reforçam em muito o Sistema Imunitário, atribuindo uma alta resistência contra os ataques patológicos microbianos, tão comuns no mundo actual, conferindo uma actividade profiláctica biológica profunda; e estimulam a formação dos bio-opióides humanos que proporcionam uma invulgar resistência à dor, sem sofrimento.

 

Os Pránáyáma – Exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa – permitem intensas oxigenações corporais, permitem igualmente aprender a sobreviver com o seu oposto – altos níveis de CO2, de forma não nefasta; permitem uma altíssima captação e armazenamento da energia, tornando o praticante fulgurante como um grande acumulador / condensador. Permitem ainda concentrar no cérebro altos níveis de oxigénio (e dos seus vitalizadores iões menos), proporcionando (juntamente com Ásana apropriado e Dhyána) uma super lucidez, e o desencadear de bio-estimulinas, de hormonas e de neurotransmissores, suportes de reflexos fulgurantes (os quais coadjuvados com os exercícios de desintoxicação, de estímulo da eliminação e de aceleração peristáltica – Kriyá – expulsam muito rapidamente as toxinas do organismo).

 

Dhyána / Samyama – Meditação pelo controlo da frequência das ondas mentais – uma das partes mais

importantes do Yoga, é o controlo do tipo de ondas mentais que produzimos (β – beta – para situações correntes, α – alfa – para profundas descontracções, θ – teta – para as grandes concentrações, e _ – delta – para a extrema e aguçada inteligência), sendo o praticante adestrado para altos níveis de concentração contínua, e de intense treino do uso total de todos os compartimentos cerebrais, e para as consequentes escolhas acertadas, instantâneas e fulgurantes.

O aumento do desempenho, a quase impossibilidade de falhar em alturas de grande exigência e em climas emocionais adversos, a extrema concentração e concretização milimétrica em qualquer situação, são resultados que se obtêm com esta Disciplina Técnica.

 

Mantra (Kírtana e Jápa) – o uso do fantástico som, com uma Grande Sabedoria herdada da Tradição Ancestral, é levado no Yoga a níveis impensáveis e a aplicações magistrais, mantendo uma elevada boa disposição, e por exemplo coadjuvando as Disciplinas anteriores de forma excepcional – como seja: aumentando a flexibilidade, os  alongamentos, facilitando a concentração, ou potenciando a descontracção, etc.… um fantástico e inumerável rol de inúmeras aplicações e reais benefícios.- Imagine tudo isto a acrescer à sua experiência de vencedor e ao seu génio –

Só experimentando – será sempre nosso convidado.

 

 

Extraído do Curso Superior do Yoga

do Grande Mestre Jorge Veiga e Castro

Yoga & Surf 2012

Praia Grande

Eventos de

DSC_0002_2

Encontro Nacional 2005

Évora 2005 para saber mais consulte http://www.yoga-samkhya.pt/pt/eventos/encontros-yoga   Cialis fa parte delle pillole per la cura dell’impotenza più volte prescritte, farmaci [...]

7-giza_grande-piramide-600

Viagem Filosófica – Egipto 2010

O Fabuloso Egipto – a 3ª Civilização (Pós Drávidas / Hindus e Sumérios / Babilónios) – Os seus Segredos e [...]

DSC00348_2

Dia Mundial do Yoga 2006

Foi a cidade de Faro que se recebeu a Comemoração do Dia Mundial do Yoga de 2006.   L’air nous [...]

Almada2

Dia Mundial do Yoga 2010

Mais de mil praticantes Adultos, Jovens e Crianças participaram no passado Domingo – Junho, 27 numa Mega Aula do Yoga no [...]

Monserratedivulgação

Yoga em Monserrate

YOGA em MONSERRATE – uma parceria entre  a Divisão de Juventude e Desporto da CMS e a Associação do Yoga [...]

I Encontro Alternativas 2006

A Associação do Yoga de Sintra esteve presente no I Encontro Alternativas que teve lugar na belíssima Quinta da Casa [...]

Massagem Shantala

Maria João Bandarra, professora da Associação do Yoga de Sintra, participou na Formação em Massagem Shatala. Curso ministrado pela Mestra [...]

Convite5Aniversário

Áshrama – 5º Aniversário

Celebrámos em Outubro, 5, o  5º Aniversário do nosso Áshrama. Participaram os nossos associados e amigos, num encontro onde praticámos [...]

CacémSF

Yoga para Seniores

Yoga para Seniores, em colaboração com a Junta de Freguesia do Cacém, pratica semanal no Salão Paroquial do Cacém. Actividade [...]

logo copy

Comerciais Remax Tapada das Mercês

A Remax da Tapada das Mercês ofereceu aos seus comerciais uma pratica do Yoga no nosso Áshrama. Porque a pratica [...]

2AFYogiTea

Yogi Tea

Venha Tomar Chá Connosco – Este foi o convite que fizemos a todos os nossos, amigos, associados, vizinhos, Sintrenses, enfim, [...]

Monserratedivulgação

Yoga em Monserrate, com o Sintra Aventura

Em Fevereiro, 26, integrado no Sintra Aventura, da Divisão de Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Sintra, a Associação [...]

AF_lona150x50_V3

Revista OMYESS

Saiu mais uma edição da Revista OMYESS, da Confederação Portuguesa do Yoga, com um artigo sobre Samskrta, a multi-milenar Lingua [...]

Plantar

Plantar Árvores no Monsanto

Plantar uma Árvore no Monsanto, o Áshrama de Sintra juntou-se à iniciativa do  Áshrama de Benfica mobilizando um grande numero [...]

YOGA_Abrunheira

Yoga na URCA, Abrunheira

Pratica do Yoga aberta a todos, com especial incidência para a população sénior da Abrunheira, em Novembro, 29, às 15h, [...]

Simply since there are various kinds of muesumthat there are Houston tradition of natural science solutions

You can find Houston tradition of natural science products that just since you can find several sorts of muesum. This [...]

Political Science Undergraduate Program Facts

Even the UF political science department has got a superior standing for research and for excellence and scholarship. There really [...]

Learn How to Compose My Paper UK Use an Online Program

You would like to learn because your English isn’t best, just how exactly to write my newspaper UK Maybe you’re [...]

ESH: Local community by residing.

Our company offers a cushy residing setting with an grateful setting within a central location. Those that seek out local [...]

Reutlingen School.

School (status), about 5,800 students about 36 founded programs 1855th Higher portrait. Reutlingen University or college is acknowledged for its [...]